O projeto prevê a realização de oficinas de música instrumental (violão, violino, violoncelo, piano, flauta e outros instrumentos) para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das escolas públicas, na sede da Paróquia Santa Luzia, localizada em Goiânia/GO.
O objetivo do Horizonte Musical é contribuir para dignidade humana e cidadania destes por meio da música. Ou seja, enriquecer a cultura e socialização, aumentar o potencial criativo, cognitivo e motor das crianças e adolescentes e também retirá-los de ambientes que as deixam vulneráveis aos riscos sociais como drogas e violências. Ao todo atingiremos 100 educandos
por mês no turno vespertino, durante 12 meses.
A Lei Federal de Incentivo à Cultura, permite que agentes incentivadores apoiem o projeto investindo valor a partir do imposto devido (artigo 18) da Lei nº 8.313/91, dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária.
Empresas: até 4% do imposto devido;
Pessoas físicas: até 6% do imposto devido.
O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do seu Imposto de Renda, apenas redireciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para atividades socioculturais e promovendo o desenvolvimento da sociedade
É comprovado que com atenção, ambiente seguro e a prática de atividades socioculturais fica mais fácil vencer os obstáculos e, consequentemente, vencer na vida.
Este é o objetivo do ”Projeto Horizonte musical – 1ª Edição”, proporcionar melhores oportunidades às crianças e adolescentes carentes e maior estímulo aos familiares que vivem grandes dificuldades financeiras.
Padre Arpuim Aguiar de Araújo
Pároco de Santa Luzia, Goiânia/GO
“Os Projetos socioculturais que a ATLANTIS e a Arquidiocese de Goiânia desenvolvem com crianças, adolescentes e seus familiares é um trabalho relevante e essencial para a cidade de Goiânia/GO, para as famílias e comunidades carentes. Merece total apoio e incentivo, esse trabalho sociocultural de desenvolvimento humano. Destaco ainda a importância desse projeto para contribuir na valorização da arte tantas vezes deixada de lado. Por isso, estamos implantando na Paróquia Santa Luzia.”
“Utilizar, durante o período vespertino, os espaços disponíveis na Paróquia Santa Luzia em Goiânia/GO. O ensino e prática de atividades musicais serão destinadas a crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade, do ensino público. Durante 12 meses serão 1200 assistências a este público”.
Recursos materiais para as seguintes oficinas:
Oficina de Violão, Viola Caipira e Ukulele;
Oficina de Violino;
Violoncelo e Viola de Arco;
Oficina de Teclado, Piano e Acordeon;
Oficina de Instrumentos de Sopro e Palhetas;
Oficina de Percussão;
Oficina de Canto;
Oficina de Canto Coral;
Oficina de Flauta Doce;
Oficina de Teoria Musical;
Oficina de Percepção Rítmica e Melódica;
Recursos Humanos:
01 Diretor Geral;
01 Coordenador;
01 Assistente Social;
01 Assistente de Produção;
02 Assistentes Gerais (uma merendeira e um auxiliar);
01 Intérprete de Libras;
02 Monitores para auxiliar os professores;
07 Professores;
01 Psicopedagogo;
01 Contador;
01 Advogado;
01 Professor para flauta doce.
01 Professor de instrumentos de percussão;
02 Professores de canto e canto coral;
03 Professores de piano, teclado e acordeom;
05 Professores de instrumentos de sopro;
05 Professores de instrumentos de corda;
Benefícios:
Alimentação;
Transporte;
Compra de Instrumentos Músicais.